Turnover é um termo do inglês que significa “rotatividade”. Refere-se ao percentual de profissionais que deixam o quadro de trabalho em determinado período, como um mês ou um ano. A questão é: como reduzir o turnover na empresa?
Antes de explicar, é preciso lembrar que algum grau de rotatividade é natural. Algumas pessoas se aposentam ou mudam de endereço, por isso precisam sair da empresa. Todavia, quando o percentual é elevado, a empresa está em grave risco.
Para te ajudar com o assunto, elaboramos um guia completo. Vamos compartilhar as 4 melhores práticas para saber de que forma reduzir o turnover na empresa. Por essa razão, leia os próximos tópicos com atenção!
1. Tenha atenção ao alinhamento cultural
O processo seletivo é uma das principais atividades do RH. É por meio dele que novos talentos podem fazer parte do time. Mas não basta se atentar às competências técnicas dos talentos, também é preciso considerar seu perfil comportamental.
A seleção deve ser estruturada a fim de encontrar o candidato que tenha alinhamento à cultura da empresa e compartilhe das mesmas crenças e valores do negócio. Isso é chamado de fit cultural, e é essencial à ótima contratação.
2. Invista na percepção de equipe
Outro fator importante à retenção é o senso de equipe. A falta de relacionamento interpessoal pode deixar os relacionamentos mais voláteis, resultando em conflitos e intrigas. Isso, é claro, contribui para a evasão dos colaboradores.
Nesse caso, é interessante investir em técnicas de team building, no intuito de dar “asas” ao espírito de equipe. Quando os talentos estão mais próximos, são mais produtivos e ficam por mais tempo no quadro de trabalho.
3. Crie uma forte percepção de crescimento
Ninguém quer passar vários anos no mesmo cargo, em especial os jovens talentos. Quando percebem que não há para onde crescer ou que a empresa não pretende dar a oportunidade de crescimento, preferem migrar para a concorrência.
A saída é criar alguma percepção de crescimento, seja pelo plano de carreira, plano de sucessão de líderes ou fortes esquemas de meritocracia. A ideia é permitir que os profissionais mais talentosos migrem da base para o topo da empresa.
4. Comunique-se muito bem
Por vezes, as empresas investem boa parte do seu tempo, energia e dinheiro na comunicação com os clientes finais. Isso é bom, mas não é suficiente. Também é preciso se comunicar com quem está dentro da empresa, os colaboradores.
Nesse sentido, a boa comunicação é uma necessidade básica. Ela ajuda a otimizar o alinhamento da equipe, o senso de pertencimento e também elimina os conflitos interpessoais. Tudo isso contribui para mitigar a rotatividade do time.
Como é possível observar, ao promover mudanças simples, torna-se possível reter os profissionais na empresa e reduzir a taxa de turnover. Isso tem uma série de benefícios. Em primeiro lugar, que os melhores colaboradores poderão continuar no quadro de trabalho, por serem mais produtivos e alinhados à cultura do negócio. Além disso, será possível economizar dinheiro e melhorar a reputação da marca.
Comentários