top of page

Por que e como dar autonomia aos funcionários?

Foto do escritor: Fabiane PradoFabiane Prado

Os profissionais precisam de certa autonomia para o dia a dia. Assim podem identificar e solucionar problemas por conta própria, definir suas metas e alcançar resultados fora do lugar-comum. A questão-chave é: como dar autonomia aos funcionários da empresa?

Há uma série de medidas possíveis. A primeira é parar de microgerenciar, isto é, querer controlar em excesso os funcionários e dizer como tudo deve ser feito. Também é preciso flexibilizar a estrutura organizacional, deixando a hierarquia menos acentuada.

Ao longo deste artigo, esclareceremos esses e outros pontos. Nosso objetivo é fazer com que você entenda como dar autonomia aos seus funcionários. Portanto, continue a leitura!

Flexibilize a estrutura organizacional

Em algumas empresas, a estrutura hierárquica é bastante acentuada. Tudo depende de um gestor, que conta com poder central, e seus subordinados que precisam de autorização para solucionar os problemas diários, mesmo os menores. O que prejudica a autonomia do time.

Em vista disso, o primeiro passo é criar uma hierarquia flexível. Os colaboradores, mesmo os que estão na base da pirâmide organizacional, devem contar com poder para resolver os problemas mais simples do dia dia, sem que precisem pedir autorização ao seu superior.

Delegue tarefas importantes

Outra possibilidade é delegar mais tarefas que sejam importantes. Permita que os funcionários envolvam-se em novas atividades, colaborem em novos trabalhos e até tomem a direção de certos projetos. Delegue tarefas importantes, não só as mais triviais.

Todavia, é preciso ter uma coisa em mente: não basta delegar o trabalho, também é preciso transferir a autonomia para que ele seja feito. Muitos líderes não fazem isso! Eles delegam o que deve ser feito, porém, continuam centralizando toda a tomada de decisões.

Invista em políticas de transparência

Os profissionais podem ser mais autônomos quanto têm as informações certas para o trabalho. O problema é que muitos líderes guardam suas informações gerenciais a sete chaves, deixando seus funcionários “às cegas”, sem entender o que ocorre na empresa.

Nesse sentido, investir em políticas de transparência conta muito. Permitir que os profissionais tenham acesso a certos indicadores e métricas pode gerar mais confiança para o trabalho. Comece com os quadros de gestão à vista, pois são um ótima opção.

Envolva os talentos em decisões gerenciais

Outra medida é envolver os colaboradores nas decisões gerenciais, por exemplo, na definição dos objetivos e elaboração de novas táticas de ação. Esse envolvimento soma confiança aos empregados, permitindo que participem ativamente do expediente.

Na prática, um gerente de experiência do cliente poderia traçar a jornada do cliente com o apoio dos atendentes. Ou, ainda, definir as principais metas com a ajuda dos vendedores. A maior participação garante um time mais comprometido, motivado e autônomo.

Enfim, agora você sabe como dar autonomia aos funcionários. Lembre-se que são muitos os benefícios associados, como o compromisso do time, a redução dos problemas diários e a otimização dos processos administrativos. Que, juntos, garantem uma empresa mais próspera.

Gostou do nosso artigo, certo? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber novidades diretamente em seu e-mail. Vamos lá!

Comments


bottom of page