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Saiba como estruturar uma empresa para alcançar o sucesso

Foto do escritor: Fabiane PradoFabiane Prado

Estruturar uma empresa para crescer envolve investimentos em sistemas, equipamentos e pessoas, mas essencialmente, depende de processos eficazes e práticas adequadas. Ao se dedicar a implantar essas medidas, o gestor evita imprevistos, prevê possibilidades e cresce de modo mais seguro.

Aspectos como a lucratividade e até a reputação da empresa também sofrem influência desse preparo, pois ele garante que compromissos e prazos sejam cumpridos com maior eficiência. Como? Continue a leitura e descubra você mesmo!

O objetivo e a necessidade de estruturação

Recentemente, um navio transatlântico atingiu um porto veneziano, causou prejuízo material e, infelizmente, humano também. Apesar do desastre, pode ser uma boa analogia para enfatizar a importância de estruturar uma empresa.

É comum que os gestores foquem no crescimento, na geração de lucro e no aumento da competitividade — o que é ótimo! Contudo, sem uma estrutura que sirva de base para navegar de modo seguro em direção ao sucesso, o risco do empreendimento pode ser exageradamente alto e comprometedor.

Ou seja, depois de grande investimento de tempo e recursos, a empresa pode precisar dar vários passos para trás por se precipitar e tentar avançar antes de se estruturar, exatamente como ocorre com um navio de grande porte, que precisa de rebocadores, definições de segurança, práticos experientes e várias outras providências.

Além disso, de nada adianta para uma empresa um crescimento de 200% se ela tiver uma capacidade de atender um crescimento que corresponda a metade disso. Além de evitar erros de gestão, os processos precisam garantir o atendimento das demandas de crescimento ou, simplesmente, não será efetivado.

O papel do planejamento estratégico

A estruturação dos processos começa com os métodos de levantamento de informações que embasam o planejamento. Para que a estruturação cumpra o seu papel, ela precisa ser suficiente para viabilizar os objetivos estratégicos, portanto, faz parte desse plano.

Os processos como base estrutural

Analisar o mercado e determinar o posicionamento da empresa são exemplos de processos gerenciais determinantes para a estruturação do negócio, mas os processos primários, que envolvem desde as compras até a comercialização e entrega, formam a base elementar do crescimento.

É a eficiência, a qualidade e o alinhamento estratégico desses procedimentos que permitem entregar um valor superior para o cliente, que é o que garante um crescimento consistente e duradouro.

O apoio especializado

O apoio especializado pode ser um fator diferencial nesse processo de estruturação. São vários os cases que demonstram o quanto um olhar externo, capaz de enxergar a empresa de outro ângulo e de fornecer as ferramentas certas, faz toda a diferença.

Um ótimo exemplo é o caso do McDonald’s, se você teve a chance de assistir ao filme ou leu algo a respeito, vai lembrar que é um consultor que, ao se inteirar sobre o caso, oferece uma solução que viabiliza o crescimento com base em uma revisão do modelo de negócios.

Assim, podemos afirmar que estruturar uma empresa para crescer com segurança, em larga escala e de forma continuada, depende de planejamento, capacidade de execução, processos estruturados, uma equipe competente e colaboração de especialistas.

Você pode ter mais detalhes sobre como e em qual momento contratar essa ajuda. Entre em contato e conte com nossa equipe. Ela vai ajudá-lo a levantar os ganhos que pode obter com o nosso trabalho.

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