top of page

Sua empresa está preparada para a gestão de pessoas 4.0?

Foto do escritor: Fabiane PradoFabiane Prado

A gestão de pessoas 4.0 é uma resposta do setor para as mudanças em curso no caminho da digitalização das empresas. Note que desde que descobrimos tecnologias como a máquina a vapor, passamos por verdadeiras revoluções no modo de produzir e comercializar produtos e serviços.

A Revolução Industrial é a mais conhecida, mas os estágios de mudança pelos quais passamos são divididos em 1.0; 2.0; 3.0; e, finalmente, a atual 4.0 — também chamada de Transformação Digital.

Embora essas mudanças tenham todas sido viabilizadas pela tecnologia, são as pessoas as verdadeiras agentes da inovação em cada uma delas. Por isso, você não pode perder esta leitura. Sem o engajamento da equipe e o uso da gestão de pessoas 4.0, toda empresa corre sério risco. Então, confira o que você precisa fazer para se adequar, superar a concorrência e crescer.

O que é a gestão de pessoas 4.0?

No contexto que descrevemos para você na introdução, a gestão de pessoas 4.0 é, basicamente, a automatização dos processos mecânicos e padronizados do setor. No entanto, a principal característica que define o termo é a adoção de um foco mais estratégico.

Com o uso da tecnologia para executar essas atividades, a equipe pode se concentrar em preparar as pessoas, estimulá-las, engajá-las e municiá-las com as ferramentas e capacidades que elas precisam para exercer o trabalho com excelência.

Na verdade, essa transformação deixa as equipes de gestão de pessoas livres para fazer o que sempre souberam se tratar de suas funções, mas que estavam limitadas pela necessidade de cumprir com tarefas burocráticas, inclusive legais, que tanto nos exigem.

Sua empresa está preparada para aplicá-la?

Os desafios da gestão de pessoal são imensos nesse cenário de transformação. As equipes precisam adquirir aptidões multidisciplinares, as atividades devem ser integradas entre departamentos e unidades, o trabalho remoto será cada vez mais comum e o autogerenciamento será cada vez mais requisitado.

Por isso, o primeiro desafio de qualquer empresa para caminhar nesse sentido é a mudança das lideranças. Se elas não mudarem, não permitirem autonomia e garantirem os recursos necessários, a inovação ocorrerá lentamente e, em alguns casos, tardiamente.

Além disso, é fundamental que as organizações se estruturem com a tecnologia. Plataformas digitais, aplicativos auxiliares, algoritmos inteligentes e outros recursos tecnológicos são, a cada dia, mais acessíveis para pequenas empresas e, conforme isso se intensifique, todos os empreendimentos precisarão se adequar, ou perderão mercado para a concorrência.

Quais os benefícios da gestão de pessoas 4.0?

O primeiro e mais marcante benefício da gestão de pessoas 4.0 é se adaptar a realidade atual, seguido da manutenção da competitividade. Tenha em mente que, apesar da grande influência da tecnologia nesse processo, são as pessoas que promovem a mudança. As organizações que não perceberem isso ficarão para trás.

Além disso, a tecnologia promove uma grande otimização. Basicamente, ela permite “fazer mais com menos” em toda a área na qual é aplicada. Por isso, diminui custos e agiliza processos ao máximo.

Por fim, considere que a adoção da gestão de pessoas 4.0 envolve um processo que, durante sua execução, acarreta um aumento da carga de trabalho. Enquanto sua implantação não é concluída, as tarefas aumentam. Mas esse detalhe é facilmente resolvido com uma boa organização na sua aplicação.

Por isso, entre em contato, conheça nossa metodologia e saiba como ela pode facilitar para que sua empresa assuma a vanguarda.

Comments


bottom of page